Considerado o cão mais inteligente do mundo, o Border Collie é conhecido por sua capacidade de aprender rapidamente comandos complexos e por sua habilidade excepcional no trabalho de pastoreio. Sua cara simpática e alegre chama atenção de todos e sua raça é uma das mais pesquisadas e queridas de todo Brasil.
Origem do Nome
O Border Collie é uma raça de cães originária da região de fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, daí o nome “Border” (fronteira) e “Collie”, que deriva do termo escocês antigo usado para descrever ovelhas. Esses cães foram originalmente criados para serem pastores de ovelhas, devido às suas habilidades excepcionais de trabalho e inteligência.
Características e Personalidade
Eles são conhecidos por serem altamente energéticos, ágeis e extremamente obedientes, características que os tornam excelentes para trabalhar em fazendas e como cães de competição em diversos esportes caninos. Ou seja, por serem extremamente enérgicos, precisam gastar essa energia com exercícios físicos, brincadeiras e muitas atividades, precisado de espaço para correr, portanto a raça não se adapta bem a espaços pequenos.
De acordo com o site Best Border Collie, nos campeonatos mundiais a raça é considerada a favorita das modalidades, principalmente do agility onde são exigidas habilidades como agilidade, inteligência e obediência aos comandos dos donos. Esses cães se tornaram uma verdadeira celebridade no mundo depois que foi apontado pelo autor Stanley Coren, psicólogo especialista em comportamento canino, em seu livro “A Inteligência Canina” como a raça mais inteligente do mundo. No livro, os cães eram analisados e estudados por 199 adestradores que comparavam os resultados de acordo com a obediência e o desempenho nos testes realizados.
Os Border Collies se adaptam muito bem com crianças, sendo uma ótima companhia nas brincadeiras, porém sempre lembrando de tomar todo cuidado necessário para ambos não se machucarem.
Segundo a CBKC, Confederação Brasileira de Cinofilia, sua pelagem possui duas variedades: moderadamente longa e curta. A variedade de cores é permitida, o branco jamais deverá ser predominante.
O tamanho médio dos machos é de 53cm, enquanto as fêmeas são ligeiramente menores.
Expectativa de vida e Saúde
Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos, mas vale lembrar que todos os cuidados são necessários para que o cão viva longos anos feliz e saudável. Como passeios diários, boa alimentação e visitas regulares ao veterinário de confiança.
Os Border Collies são geralmente uma raça saudável, mas como qualquer raça, eles podem ser propensos a certas condições de saúde. Aqui estão algumas das preocupações mais comuns em relação à saúde dos Border Collies:
- Displasia de quadril e cotovelo: Problemas nas articulações que podem levar a dor e dificuldades de locomoção.
- Atrofia Progressiva da Retina (APR): Uma condição degenerativa que afeta a visão e pode levar à cegueira.
- Catarata: Uma condição ocular em que há uma opacidade no cristalino, afetando a visão.
- Epilepsia: Algumas linhas genéticas de Border Collies podem ser predispostas a convulsões epilépticas.
- Collie Eye Anomaly (CEA): Uma condição hereditária que pode levar a defeitos oculares, variando de leve a grave.
- Hipotireoidismo: Uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios suficientes.
- Sensibilidade a medicamentos: Alguns Border Collies podem ser sensíveis a certos medicamentos, especialmente ivermectina, que é usada para tratar parasitas.
E o que a Pearson recomenda para o seu bichinho?
- Higiene: Para higiene do seu cão, o Sensyderm Shampoo tem fórmula à base de componentes de elevada performance, tais como Alecrim, Jojoba, Macadâmia e Aloe vera. Foi desenvolvido pensando em atender as necessidades dos pets, não agredindo o pelo e pele dos animais de companhia.
- Saúde e Bem Estar: Para mobilidade e flexibilidade do seu pet, NutriCore Move contém em sua formulação exclusiva o NEM (membrana da casca do ovo) que promove elasticidade e lubrificação nas articulações, facilitando a locomoção dos pets com problemas relacionados a senioridade e doenças crônicas.
Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!
😉
Referências e sugestões de leitura: