Como ajudar o pet que sofre com os fogos de artifício

Pearson-Suplementos-nutricionais-ajudam-a-diminuir-trauma-de-fogos-de-artificio-em-pets-foto-divulgacao

Como ajudar o pet que sofre com os fogos de artifício

Em épocas festivas, como Natal e Ano Novo, é comum o uso de fogos de artifício e rojões nas comemorações. Para as pessoas, essa tradição é sinônimo de alegria; porém, para pets mais sensíveis, esses momentos são de pânico e estresse. Mas você sabe por que isso acontece?

Cães e gatos têm a audição mais aguçada que a de humanos e barulho muito alto costuma incomodá-los. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o ouvido canino é capaz de detectar sons quatro vezes mais distantes. Com isso, sons muito potentes podem significar perigo para eles. 

Por exemplo: estrondos, como os de um rojão, passam para os pets a ideia de que algo grande e potente se aproxima. Na natureza, sons desse tipo podem representar uma árvore caindo, tempestade forte se aproximando ou até mesmo desmoronamento. Faz parte do instinto de sobrevivência do animal fugir ou se esconder ao ouvir barulho intenso, pois, assim, eles teriam mais chances de sobreviver em caso de desastre.

Ajude seu pet!

Para evitar esse tipo de problema, separamos dicas para ajudar seu animal de companhia a passar por esse período de uma forma mais tranquila.

– Gaste a energia do seu pet nos dias que antecedem a queima de fogos, aproveite para fazer corridas, deixá-lo brincar com outros cães e não esqueça de provocar corridas e pulos para os felinos. Os exercícios e o cansaço deixarão o animal mais relaxado e possivelmente menos ansioso com os barulhos.

– Essa é a época do ano em que mais tem queixa de animais perdidos então é importante mantê-los sempre na companhia de um adulto.

– Identifique seu animal, caso ele escape, a chance de ser encontrado é maior. Escolha colocar número de telefone e e-mail na coleira.

– Se não for ficar em casa, mantenha portas e janelas fechadas, guarde objetos de decoração que esteja ao alcance deles e que possa machucá-los.

– Deixe a televisão ou rádio ligados em som ambiente, isso pode mascarar os ruídos que os assustam.

– Não prenda seu animal em coleiras ou correntes, na hora do desespero eles podem tentar fugir e acabar se machucando. 

Por último, a nossa dica é pensando no bem-estar dos nossos melhores amigos: a Pearson Saúde Animal tem em seu portfólio NutriCore Zen, suplemento nutricional composto por L-Triptofano, vitaminas B6, B12, ácido fólico e magnésio, que ajudam na produção de serotonina e melatonina.

Como funciona: A serotonina é o hormônio responsável por regular processos fisiológicos, como as funções cognitivas, estados emocionais e comportamentais. Já a melatonina atua em sinalizações cronobiológicas, que auxiliam nos distúrbios do sono, fobias e ansiedade.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer saber mais?

Cadastre-se aqui para receber novidades, informativos e promoções da Pearson.

Mais recentes:

Artigos relacionados