animais de companhia

animais de produção

Diarreia em bezerros exige prioridade para higienização das instalações

Pearson-Saude-Animal-Higienizacao-adequada-das-instalacoes-e-essencial-para-reducao-de-diarreia-nos-bezerros-alerta-veterinario-Foto-Divulgacao (1)

Diarreia em bezerros exige prioridade para higienização das instalações

Os bezerros são altamente suscetíveis a doenças infecciosas. Assim, falhas no manejo nutricional e sanitário nessa fase podem representar atrasos no seu desenvolvimento e, como consequência, prejuízo econômico para os produtores. Observar os fatores que podem interferir no correto crescimento dos bezerros é o primeiro passo para garantir um futuro produtivo.

Diversos fatores podem ser responsáveis pelo aparecimento de doenças, desde o fornecimento deficiente de colostro até as condições de higiene dos alojamentos em que os animais vivem.

Onde mora o problema?

Instalações sujas, úmidas, pouco ventiladas e com elevada umidade relativa do ar podem estar entre as principais causas da doença. Sendo assim, é indispensável fornecer ar fresco o tempo todo, camas secas e confortáveis, controle de temperatura e umidade e, principalmente, estábulos limpos.

A higienização deve ser feita em todos os ambientes e, quando necessário, nos meios de transporte dos animais. Essa limpeza minimiza os riscos de proliferação de micro-organismos e o surgimento de doenças transmissíveis, como a temida diarreia, muitas vezes fatal para os animais em fase de desenvolvimento.

A causa da diarreia é multifatorial. A doença pode decorrer a partir da combinação de ambiente inadequado, imunidade baixa dos animais e contato com agentes infecciosos – basta um desses fatores para disparar o gatilho. E esse é só o começo, porque a transmissão para o restante do rebanho também acontece de forma extremamente rápida.

Os principais agentes responsáveis pela doença são as bactérias (Escherichia coli), os parasitas (Cryptosporidium) e alguns vírus (por exemplo, o rotavírus e, em menor incidência, o coronavírus). Por isso, é preciso utilizar produtos adequados e de amplo espectro para a correta e eficiente sanitização.

Por onde começar?

Para auxiliar na manutenção da higiene dos alojamentos, a Pearson Saúde Animal coloca à disposição dos pecuaristas o sanitizante Creolina, produto ideal para a limpeza das instalações rurais e instrumentos em geral. A solução é composta por Cresóis e Fenóis associados a hidrocarbonetos aromáticos, garantindo a ação bactericida sobre os micro-organismos responsáveis por essas e outras infecções nos rebanhos. A Creolina é um produto higienizante histórico e altamente eficaz para a limpeza de instalações animais. São décadas de cuidados sanitários à disposição dos criadores.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer saber mais?

Cadastre-se aqui para receber novidades, informativos e promoções da Pearson.

Mais recentes:

Artigos relacionados