animais de companhia

animais de produção

Infecção nos olhos de ovinos e bovinos, conheça os sintomas e tratamento

infecccao-nos-olhos-de-ovinos-e-bovinos-conheca-os-sintomas-e-tratamento

Infecção nos olhos de ovinos e bovinos, conheça os sintomas e tratamento

por Adriana Drapala – Blog Writer

A Ceratoconjuntivite Infecciosa, também conhecida por pinkeye, lágrima e olho branco é considerada uma doença altamente contagiosa pelo contato direto por descarga nasal ou ocular, tanto entre ovinos quanto em bovinoso. Ocorre em épocas quentes de maior proliferação de moscas e outros insetos, os principais vetores da doença. 

Sem escolher raça, sexo, ou idade, afeta principalmente animais de raças europeias, diagnosticada na maioria dos estados brasileiros, além de países como Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.

infeccao-nos-olhos-de-ovinos-e-bovinos-conheca-os sintomas-e-tratamento

Como saber se ocorreu a contaminação no seu ovino ou bovino?

O agente causador dessa infecção é a bactéria moraxellaspp que uma vez presente na secreção ocular, usa as proteínas de superfície chamadas de fímbrias, para se fixar na córnea liberando enzimas que irão lesioná-la gradativamente.

A Ceratoconjuntivite Infecciosa desenvolve-se rapidamente e a contaminação por esse patógeno é exponencial de um animal para o outro, não é fatal, porém, o impacto negativo na produtividade é enorme, economicamente.

Os sintomas são fáceis de serem percebidos: lacrimejamento intenso e pela preferência por lugares sombreados, o olho afetado fechado, dentre outras manifestações clínicas como: olhos vermelhos, opacidade da córnea, edemas, úlceras e espasmos da pálpebra.

Como agir diante dos sintomas da Ceratoconjuntivite Infecciosa?

Seja rápido, a doença progride de uma cegueira temporária para permanente, até a ruptura total da córnea, o diagnóstico é feito com o isolamento da bactéria através da coleta da secreção conjuntival na fase inicial da doença, antes de lesionar a córnea.

Mas atenção, diversas doenças podem levar a lesões no olho muito similares a Ceratoconjuntivite Infecciosa, portanto comparar diagnósticos entre: Rinotraqueíte Infecciosa Bovina, Diarréia Viral Bovina, Febre Catarral Maligna, Listeriose, Parasitose por nematóide do gênero Thelazia e Carcinoma Epidermóide, é imprescindível. 

infeccao-nos-olhos-de-ovinos-e-bovinos-conheca-os sintomas-e-tratamento

Como prevenir as infecções nos olhos do seu ovino e bovino?

Ações preventivas para o controle de vetores serão sempre a melhor solução, a limpeza diária e a desinfecção das instalações podem ser feitas através dos raios solares, filtração, radiação, calor seco e calor úmido, ou até mesmo, a radiação eletromagnética utilizada em materiais que não possam ser aquecidos.

Mantenha as pastagens em uma altura adequada, e permita que os animais descansem em ambientes de baixa luminosidade.

Como tratar a Ceratoconjuntivite Infecciosa?

Existem particularidades nos padrões de disposição entre linhagens isoladas em locais distintos durante um surto de rebanho, ou de um único animal, necessitando determinar a sensibilidade in vitro antes de iniciar o tratamento.

O tratamento deve ser conduzido por um médico-veterinário, pois é o profissional que possui o conhecimento necessário para indicar corretamente a melhor abordagem.

Em grande parte dos casos é utilizado antibióticos e produtos de uso tópico, antimicrobiano, anti-inflamatório em formulação oftalmológica e ou de uso intramuscular, subcutâneo ou endovenoso, até a completa cura da lesão,

Dentre estes medicamentos a Pearson Saúde Animal possui o Terragard spray. Peça ao seu veterinário de confiança para que avalie a sua cadelinha e apenas utilize o medicamento se esta for a indicação do seu veterinário, afinal, cuidar é da nossa natureza.

Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!

😉

Referências e sugestões de leitura:

Compartilhe este conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer saber mais?

Cadastre-se aqui para receber novidades, informativos e promoções da Pearson.

Mais recentes:

Artigos relacionados