por Adriana Drapala – Blog Writer
A expectativa de vida dos animais aumentou! Hoje a medicina veterinária oferece mais recursos de diagnósticos, de prevenção, tratamento, e os animais são muito mais observados do que antes, seja na linha de animais de estimação, onde os pets são como “filhos” e também para animais de produção onde, animal doente é sinônimo de perda de lucratividade.
Segundo o Centro de Extensão da Escola Veterinária da UFMG, o Conselho de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo CRMV- SP e autores relacionados, apontam o câncer como a maior causa de morte em animais de companhia, onde 45% das mortes são de pets idosos.
O câncer de mama em fêmeas e machos
Embora a doença tenha maior incidência em fêmeas adultas entre 4 e 12 anos, e em gatos (fêmeas) a partir de 1 ano de vida, cães e gatos (machos) também podem ser acometidos com o câncer de mama, entre 1% e 3% dos casos.
As cadelas que são castradas precocemente no primeiro ou segundo cio, a redução é de 0,5% e 8% de risco de desenvolvimento de câncer de mama, e de forma semelhante, os gatos (fêmeas) não castrados têm uma predisposição sete vezes maior, como você pode perceber, existe uma relação direta da doença com a condição reprodutiva do animal.
Como fazer o autoexame em seu pet
Não tem mistério, insira a palpação (toque com as pontas dos dedos) na rotina do seu amiguinho nos momentos que vocês estão brincando e se divertindo, é nesses momentos de interação que ele fica super relaxado, aproveite para investigar se existe pequenas bolinhas (nódulos) ou algo estranho ao apalpá-lo com as pontas dos dedos, esse toque além de preventivo, é um carinho que pode salvar a vida de seu pet.
Prevenção e diagnóstico precoce
A prevenção, é ainda o procedimento que mais salva, caso você perceba nódulo ou alguma característica anormal em seu pet é importante marcar uma consulta com o médico veterinário para melhor análise, a probabilidade de cura sem recorrer a tratamentos quimioterápicos e/ou cirúrgicos, é enorme.
A castração precoce como citamos também é um método preventivo, ela evita que seu pet (fêmea) tenha câncer de mama, pois aumenta significativamente as chances da doença não se desenvolver.
Lembrando que a genética do seu bichinho é muito importante, pois como nos humanos eles podem ter mais predisposição dependendo da raça, por isso a consulta com um(a) veterinário(a) é sempre muito importante.
Peça ao seu veterinário de confiança para que avalie o seu cãozinho e seu gato e apenas utilize o medicamento se esta for a indicação do seu veterinário, afinal, cuidar é da nossa natureza.
Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!
Referências e sugestões de leitura: