por Adriana Drapala – Blog Writer
Vivemos uma época em que celebramos a longevidade, com o avanço da tecnologia, ampliamos nosso conhecimento, e a medicina nunca esteve tão capaz de diagnosticar, socorrer e oferecer tratamentos de prevenção para diversas doenças.
Com toda essa nova perspectiva de vida humana, não teria a menor graça seguir em frente e deixar para trás os nossos bichinhos de estimação, não é mesmo?
As 2 principais doenças em cães e gatos
Por outro lado, junto com a longevidade de nossos amiguinhos, veio o aumento dos quadros infecciosos assintomáticos (sem a representação de sintomas) em pets de diferentes idades, os primeiros sinais costumam ser principalmente a tosse, cianose (língua roxa) e o cansaço fácil, que podem também ter outras causas que não só cardíacas, por isso a importância de ir ao médico veterinário para fazer o correto diagnóstico precoce, pois muitas vezes a doença é diagnosticada tardiamente.
- Cardiomiopatia Dilatada: a doença afeta o miocárdio e com a evolução as paredes cardíacas se afinam e se dilatam. Com a função do bombeamento comprometido o animal entra em um quadro de Insuficiência cardíaca congestiva – ICC. A doença tem maior prevalência em raças de grande porte como o Boxer, Dobermann, Dogue Alemão, Golden Retrievier e até mesmo de médio/pequeno porte como o Cocker Spaniel;
- Doença Mixomatosa valvar crônica (DMVC): é uma doença que ataca a valva mitral e/ou tricúspide. A degeneração leva a perda gradativa da capacidade de oclusão, o que permite com que o sangue faça refluxo nas câmaras cardíacas, sobrecarregando o coração, promovendo a ICC -insuficiência cardíaca congestiva. As raças com maior tendência a desenvolvimento são raças de pequeno e médio porte como o Cavalier King Charles Spaniel, Poodle toy, Dachshund, Shih-Tzu.
Como manter a saúde e aumentar a qualidade de vida dos pets
Portanto, conhecer o comportamento do seu pet e fazer avaliações periódicas são ações indispensáveis como medida de prevenção, e o cuidado deve ser em dobro para pais de pet mais idosos, ou com fatores de risco, incluindo aqui, os gatos que são assintomáticos.
Adote hábitos saudáveis e faça o check-up cardiológico periodicamente com o médico veterinário, e pensando em todos esses cuidados, a Pearson Saúde Animal desenvolveu a Nutricore, uma linha de suplementos, formulada com compostos bioativos que trazem a inovação e os benefícios que seu pet merece.
São produtos especialmente desenvolvidos para contribuir com as principais necessidades nutricionais dos animais, atuando na saúde, bem-estar e uma excelente opção para a prescrição dos médicos veterinários. Afinal, cuidar é da nossa natureza.
- Nutricore Pulse Mini e Maxi recomendado para o bom funcionamento do metabolismo, rico em Ômega-3, trazendo importantes benefícios para o coração.
Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!
😉
Referências e sugestões de leitura: