animais de companhia

animais de produção

Tem uma coceirinha? Veja como a suplementação alimentar pode ajudar a proteger os pets

Nota 1

Tem uma coceirinha? Veja como a suplementação alimentar pode ajudar a proteger os pets

Assim como nós, os cães estão sujeitos a ter doenças de pele que causam desconforto, como coceira e casos de estresse. Entre as mais comuns estão dermatite, atopia, micose e sarna. Algumas medidas ajudam a  controlar o aparecimento desses casos, como qualidade do ambiente onde o animal vive, além de lavar e higienizar utensílios usados no dia dia, como bebedouros e comedouros, que diminuirá significantemente a proliferação de fungos e bactérias.

O que fazer quando a alergia aparecer?

Descobrir a origem do problema também é fundamental e temos uma dica: a causa pode estar na alimentação do pet. A qualidade da pele e do pelo está diretamente ligada à dieta do animal. Por isso, a utilização de suplementos nutricionais é altamente recomendada. A suplementação ganha espaço por incluir elementos que atendem às necessidades nutricionais, como vitaminas e minerais. Há ainda biocompostos mais específicos, como palmitoiletanolamida (PEA), que tem ação no sistema endocanabinóide, se tornando um caminho viável para a cura e o tratamento das enfermidades dermatológicas. 

Entenda o que é o sistema endocanabinoide

Ele é o maior complexo de regulação bioquímica dos seres vivos, ou seja, é a balança de todos os processos fisiológicos, regulação de apetite, dor, movimento, função imunológica e crescimento ósseo. Sua ativação acontece por meio de substâncias canabinoides, como a própria cannabis e o PEA (palmitoiletanolamida), espécie de canabimimético, extraído do óleo de palma e manipulado em laboratório, mas com atuação nos mesmos receptores da cannabis.

A Bioinnova investigou a atuação do NutriCore Alivium, produto da Pearson Saúde Animal, que contém em sua formulação Levagen® (PEA de uso exclusivo da Pearson na veterinária), como auxiliar em tratamento em doenças de pele dos cães. Os testes foram realizados in vitro (sem o uso de animais). O cultivo de células que se assemelham às inflamações causadas por essas doenças torna a experimentação com animais uma modalidade obsoleta.

Suplementação é aliada da pele dos pets

Presente na fórmula do NutriCore Alivium Mini e NutriCore Alivium Maxi, além do Levagen®, a biotina contribui para a hidratação da pele, contém vitamina C, que possui ação antioxidante, e Zinco, responsável por potencializar o sistema imunológico, ativando a renovação celular. O estudo demonstrou que NUTRICORE® ALIVIUM contribui com o tratamento dos distúrbios dermatológicos, sendo fundamental consultar um médico-veterinário de confiança para definir os procedimentos necessários.

Se não tratado de forma adequada, o problema de pele pode se agravar até se tornar uma infecção bacteriana, afetando a qualidade de vida do animal. O tratamento, quando realizado logo no início do diagnóstico, resulta em melhora rápida. No entanto, o problema precisa ser investigado sob diversas óticas, pois podem haver causas distintas. Em todos os casos, a suplementação fornece elementos importantes para atuar na inflamação, quando aliado ao cuidado constante em relação ao ambiente e observação do comportamento do seu melhor amigo.

Compartilhe este conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer saber mais?

Cadastre-se aqui para receber novidades, informativos e promoções da Pearson.

Mais recentes:

Artigos relacionados