por Adriana Drapala – Blog Writer
Pegar vermes e parasitas não é exclusividade só dos cães, todos os pets, independente de tamanho, raça e idade correm esse risco, e você pode incluir-se nessa lista também, afinal, são transmissíveis aos humanos.
Quais os tipos de vermes em cães?
São inúmeros os tipos de vermes, os mais comuns são do gênero Ancylostoma, Toxocara, hospedam-se em lugares do corpo do seu cãozinho, que você nem imagina: estômago, rins, pulmões, esôfago, olho, intestino, fígado e até no cérebro.
O olhar atento aos primeiros sinais de contágio, é uma ação de saúde pública, que representa não só o seu amor ao seu amiguinho, mas também, a responsabilidade pelo bem-estar de todos.
Os 5 sintomas mais comuns quando o cachorro está com vermes
Se o seu cão apresentar um ou mais desses sinais, fique atento e comunique de imediato seu médico veterinário, o diagnóstico é feito através de exame laboratorial:
- Diarreia: causada pela liberação de toxinas dos parasitas no intestino;
- Perda de Peso: com o intestino debilitado a absorção dos nutrientes é prejudicada causando a falta de proteínas no sangue aumentando o volume abdominal (barriga de verme).
- Desinteresse: com a falta de nutrição, todo o entusiasmo e energia do seu cãozinho desaparece.
- Vômito: com a carga parasitária muito alta e o aumento das toxinas, o vômito é acionado, levando até a uma obstrução na passagem dos alimentos pelo intestino.
- Anemia: mucosas apresentando palidez causada pela alta infestação de vermes que se alimentam de sangue.
Como prevenir?
Para prevenir é importante saber como acontece o contágio: ao passear com seu cãozinho em parques, praças, gramados, terra, os ovos de verme se fixam no pelo e ao lambê-los, é suficiente para o contágio, sem contar, as picadas de mosquito, que também são um risco.
E não acaba por aí, as cadelas em gestação quando contaminadas transmitem para os filhotes. Assim sendo, previna e trate as verminoses com vacinas e medicamentos via oral misturados ao alimento prescritos pelo seu médico veterinário, de acordo com a idade e peso do seu cachorro.
Cuidar dos ambientes também é importante para prevenir a verminose, remova diariamente as fezes e certifique-se que o local onde seu cãozinho faz as necessidades bate sol, pois a umidade favorece a sobrevivência das larvas e o crescimento dos vermes, e não é de hoje que prevenir é melhor do que remediar.
Dentre estes medicamentos a Pearson Saúde Animal possui o Vermegard. Peça ao seu veterinário de confiança para que avalie o seu cãozinho e apenas utilize o medicamento se esta for a indicação do seu veterinário, afinal, cuidar é da nossa natureza.
Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!
😉
Referências e sugestões de leitura:
- Referências consultadas para esta matéria de artigos científicos
- Verme em cachorro