por Adriana Drapala – Blog Writer
Pedigree é o registro genético de um cão de raça pura, dado aos filhotes de dois cães, que já possuem pedigree, pelo canil filiado à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) onde nasceram: com o nome do cãozinho, raça, nome do criador, do canil, dos pais, data de nascimento e os dados até a terceira geração.
Pedigree é muito mais do que um registro genético
O que nós tutores nem imaginamos quando temos em mãos o certificado de pedigree, é que existem entidades muito sérias regendo e estudando o desenvolvimento, o aperfeiçoamento, a anatomia, o comportamento e a saúde de raças caninas específicas no Brasil e no mundo.
A Federação Cinológica Internacional (FCI) é a entidade mundial de cães, que emite os registros genéticos dos cães de raça pura (pedigrees) e cada país é representado por um membro em cinco seções: Europa, Américas e Caribe, Ásia e Pacífico, Oriente Médio, e África.
São atualmente 344 raças reconhecidas pela FCI, divididas em 11 categorias com sua função e morfologia e cada uma delas é propriedade de um determinado país, que estabelece o padrão oficial da raça.
Entidade brasileira de registros de pedigree CBKC
Já a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a organização máxima do nosso país, trata os assuntos caninos, representa o Brasil em eventos mundiais, além da manutenção, controle, execução e divulgação em todo o território nacional, também fornece o certificado de registro de pedigree, com 148.946 exemplares de cãezinhos registrados só em 2017.
O ranking dos melhores criadores por raça divulgado pela CBKC está o Sudeste com 64%, o Sul com 19%, Centro-oeste com 8%, o Nordeste com 7% e o Norte com 2%, e São Paulo é o estado com a maior performance de 37%.
Como saber se meu cãozinho tem e como emitir pedigree?
É muito mais fácil do que você pode imaginar, basta checar se o canil onde obteve o seu pet está devidamente registrado na CBKC, e apresentar a documentação ao Kennel Club da sua região e verificar a informação.
Se os pais do seu filhote já tiverem pedigree CBKC automaticamente seu cãozinho já adquire o direito ao registro de raça pura, procure o Kennel Club da sua região e dê entrada no pedido de registro.
O que fazer quando não tenho o documento dos pais?
Fique tranquilo, mesmo sem a documentação dos pais, ele pode receber um primeiro registro que seria o Certificado de Pureza Racial (CPR), basta verificar com o Kennel Clube da sua região, e agendar uma avaliação com árbitros da CBKC, que irão verificar se o seu pet está de acordo com o padrão da raça, para facilitar a sua busca por informações de registro do seu cãozinho, deixamos todos os links disponíveis no final desta matéria, afinal cuidar é da nossa natureza.
Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!
😉
Referências e sugestões de leitura:
- Referências consultadas para esta matéria de artigos científicos
- Ranking de Criadores CBKC – 2022
- Raças cadastradas e seus padrões CBKC
- Kennel Clubes
- Federação Cinológica Internacional FCI