por Adriana Drapala – Blog Writer
Se fossemos classificar quais são as dores mais difíceis de suportar em qualquer espécie, com certeza a dor de ouvido estaria no pódio, não é mesmo, quem nunca?
Embora a otite em gatos não aconteça com a mesma frequência, como por exemplo, nas orelhas dos cães que estão mais propensos pela anatomia mais exposta do que as dos felinos, o risco existe, principalmente em estações mais frias e úmidas.
Como saber se o meu gatinho está com dor de ouvido, e como devo agir?
A inflamação pode surgir de duas formas, através de parasitas, como fungos e ácaros, ou por bactérias através da umidade após contato com água (quando a secagem imediata não foi feita).
Por isso, fique atento: se seu bichano começou a coçar as orelhas insistentemente, a balançar a cabeça, pendendo para uma das orelhas, com as mesmas abaixadas esfregando-as nos móveis, ou no chão, e do nada, vem perdendo o apetite, ligue o alerta!
Pegue seu pet no colo com todo cuidado, para que ele permita o toque nas orelhas, e verifique se existe o excesso de cerúmen com coloração mais escura, odor forte ou escoriações. Diante de todos esses sintomas, procure o seu médico veterinário de confiança, o mais rápido possível.
Como prevenir e tratar a dor de ouvido do meu pet?
Dentre estes medicamentos a Pearson Saúde Animal possui o Cleangard Oto de ação secante e antisséptica, além de remover o excesso de cerúmen trata com eficácia a otite. Peça ao seu veterinário de confiança para que avalie o seu gatinho e apenas utilize o medicamento se esta for a indicação do seu veterinário, afinal, cuidar é da nossa natureza.
Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!
😉
Referências e sugestões de leitura:
- Referências consultadas para esta matéria de artigos científicos
- Sem tratamento, otite pode provocar até perda de audição em cães e gatos