por Adriana Drapala – Blog Writer
A mosca-dos-chifres ou Haematobia irritans é considerada um dos principais ectoparasitas de bovinos no Brasil com maior infestação durante as estações chuvosas, fica dia e noite em áreas fora do alcance da cabeça ou cauda, como costas, paleta, barriga e pernas. Quando o bovino começa a defecar faz um movimento para a massa fecal onde deposita seus ovos, e depois retorna para o hospedeiro. No tempo seco a média é de 50/animal, em dias frios 500/animal, tem preferência por bovinos de sangue europeu, mestiços e animais mais escuros ou com manchas escuras de qualquer raça.
Como saber se os bovinos estão infestados por mosca-dos-chifres?
O primeiro sinal é de aglomeração do rebanho, deixam de alimentar-se e passam a maior parte do tempo tentando se livrar das picadas, o nível de estresse é tão alto, que se expressam através de cabeçadas e coices frequentes.
Em apenas um bovino, com 500 moscas constantemente em seu corpo, a perda de peso é de até 40 kg de peso vivo/ano, e 25% na queda da produção de leite, e não é só isso, a grande quantidade de picadas deixa o couro inflexível, portanto, de baixa qualidade.
Como prevenir as infestações e tratar o rebanho do ataque da mosca-dos-chifres?
Por ser um problema associado ao ambiente, a erradicação da mosca não é fácil, sendo o controle o método mais usual nas propriedades. O uso de produtos específicos contra o parasita é fundamental para o sucesso no tratamento. Ainda, recomenda-se que nos primeiros sinais de infestação em animais sentinela, ou seja, os inicialmente acometidos, todo rebanho deverá receber tratamento com produtos a base de cipermetrina e os de aplicação “pour on” são os mais usados nos rebanhos brasileiros, mas em alguns casos os indicados para pulverização também são recomendados..
Como as moscas depositam ovos nas fezes, é fundamental associar produtos injetáveis da classe das avermectinas, já que são excretados via fezes, e auxiliam no controle da propriedade. Lembrando que é importante a indicação dos produtos por técnicos especializados, como os médicos veterinários.
Em grande parte dos casos é utilizado alternativas sustentáveis como armadilhas simples nas pastagens podem reduzir até 70% das infestações, outra maneira eficaz é usar o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).
Dentre estes medicamentos a Pearson Saúde Animal possui o Ectonil Pour On. Peça ao seu veterinário de confiança para que avalie a sua cadelinha e apenas utilize o medicamento se esta for a indicação do seu veterinário, afinal, cuidar é da nossa natureza.
Gostou da matéria, foi útil? Compartilhe, sua opinião é muito importante para nós, e até a próxima!
😉
Referências e sugestões de leitura:
- Referências consultadas para esta matéria de artigos científicos